formatura

Ano da Formatura

Mesmo tendo uma memória peculiar, lembro em partes do dia da formatura da minha irmã. Aliás, a única memória que eu tenho era de usar um vestido rosinha e ficar colada na minha irmã a noite toda. Nada fora do comum, sempre fui o chiclete da Nanda e aquele dia foi super importante pra mim, afinal, eu era “parte” da turma de amigos dela.

Desde o primário lembro de turmas se formando lá na escola e como eram “gente grande”. Nesse meio tempo pensei em ser tanta coisa, mil planos para sair da escola, tantas fases se passaram. É incrível como cada ano é determinante para a formação de nós mesmos. A Rafa de 10 anos é diferente da de 11, e quem dirá a comparação entre 10 e 16 anos. Teve fase do Justin Bieber, do Rock n’ Roll, do pop, da franjinha, e outras diversas que me fazem por completa hoje. Sem falar das amizades que foram e das novas que surgiram.

Agora estou aqui, no terceiro ano do ensino médio, nem com altura de “gente grande”. É como se fosse uma montanha. A cada ano que passava eu subia de pouquinho em pouquinho, mas agora chegou o último ano. Tudo tão incerto. Cheguei no topo da montanha e posso subir mais ainda, ou pior, cair em um precipício. Eu me preparei a vida escolar toda para esse momento. Todo estudo teve como base um objetivo: a faculdade. E agora? Tudo numa boa (mentira 3, 2, 1 PIRANDO). 

Viramos robozinhos de fazer ENEM e milhares de questões de vestibulares todas as semanas. Ok, tudo tem seu motivo. Mas e se eu não tiver certeza do que fazer nesse ano? Como eu disse, estamos em constante fase de mudança, ou seja, se a Rafa de 10 queria fazer medicina veterinária, a de 11 direito, de 12 letras, 13 medicina, 14 queria vender miçanga, 15 jornalismo e agora de 16, relações internacionais, quem sabe o que o futuro vai resolver fazer de mim? Somos tão jovens e temos nosso próprio tempo.

Como se fosse “High School Musical 3: Ano da Formatura”, esse é o ano do grande “jogo”. Um salve para quem participou de alguma forma em alguma dessas etapas.

1 thought on “Ano da Formatura”

  1. Sempre teremos dúvidas e incertezas quanto ao certo ou errado, ainda mais se for algo tão importante como a escolha da profissão. Fique tranquilla, que tudo se resolverá no tempo certo e seja qual for a tua escolha, vai ser muito bem realizada .

Deixe um comentário

