Jornalismo

O venâncio-airense que tocou com Elis Regina e Roberto Carlos

Se tem uma coisa que não falta na vida de Cleomar Claudino Becker, de 75 anos, é história da música brasileira. O venâncio-airense mais conhecido como Maninho tocou um grandes nomes, como Elis Regina e Roberto Carlos. Além disso, conviveu com os músicos Lupicínio Rodrigues e Alcides Gonçalves.

Maninho nasceu na Capital Nacional do Chimarrão, mas aos 11 anos mudou-se com a família. Ele conta que o pai era escrivão e tinha um cartório em Vila Mariante. “Só que ele tirou a tal da sorte grande e foi comprar um armazém em Porto Alegre”, comenta.

Na nova cidade o jovem conheceu a música através de amigos e vizinhos. “Eles saíam à noite com cavaquinho e coisinha e aquilo começou a me soar tão bem”, destaca. Foi uma paixão imediata. “Até hoje a minha alma é alimentada pela música. Música é a minha vida”, enfatiza.

Com 12 anos Maninho já era percussionista. Alguns anos depois seu caminho se cruzou com o de Elis Regina, na época com 11 anos. “Eu fui na rádio com um vizinho que ia fazer um teste e não quis ir sozinho”, explica, referindo-se a Rádio Farroupilha. O músico relata que chegou na sala de ensaio e o chamaram para fazer o pandeiro, pois um artista tinha faltado. Ele aceitou e acabou sendo convidado para retornar no próximo fim de semana.

“Semana seguinte apareceu lá uma garota, meio cambotinha, com a sua mãe”, declara. A garota citada por Maninho era Elis, que começava a se apresentar no Clube do Guri, programa apresentado por Ary Rego.

Uma das primeiras histórias que o músico lembra da cantora é deste período. “Na rádio não se ganhava dinheiro nem para o bonde. Aí chegou um cara do Rio de Janeiro, ou de São Paulo, um cara cabeludo. Ele disse: quem é Elis Regina? Ela respondeu: sou eu”, conta. Maninho continua: “O homem perguntou quanto ela ganhava e disse que não importava quanto fosse pagaria o dobro. Daí a mãe de Elis respondeu: então minha filha vai ganhar duas vezes nada”.

Depois do ocorrido o homem fez o pagamento para que Elis fosse para o eixo Rio-São Paulo se apresentar. Maninho salienta: “Então tirou um cheque lá, não sei quanto era, mas devia ser um valor fantástico”. Ele acrescenta: “Quando viram que ela ia sair ofereceram uma televisão, que a recém tava chegando, e um toca discos, porém não adiantou”.

Depois que Elis deixou o Rio Grande do Sul Maninho voltou a tocar com ela, a pedido da cantora. Eles foram parceiros na música por cerca de seis anos. Entre as lembranças que o venâncio-airense tem da artista estão traços da personalidade forte: “Uma guria muito nova, tímida, dócil, que tinha muita saudade dos amigos que conheceu na Vila IAPI, em Porto Alegre. Porém também tinha o outro lado, o exigente, explosivo. Ela era muito exigente na música, dava trabalho, mas um trabalho no bom sentido”. Ele se emociona: “Conversar isto dá uma emoção tremenda”. Maninho também recorda da mãe de Elis, que estava sempre presente. “A mãe dela a acompanhou até o fim, até no banheiro ia junto e ficava na porta. Que mãe fantástica”, comenta.

No caminho da música Maninho também compartilhou o mesmo palco que Roberto Carlos. “A gente ia esperá-lo no aeroporto e não tinha ninguém ao redor. Nem ele sabia que ia ser o Roberto”. Eles tocaram juntos três vezes e o artista de Venâncio confidencia uma das manias de Roberto. “Ele tinha o costume de comer só o miolo do pão”, relata.

Atualmente, Maninho mora em Porto Alegre, no entanto, mantém os laços com a terra natal. Ele possui um sítio na Capital Nacional do Chimarrão e frequentemente se apresenta na cidade, em shows para os amigos ou instituições. Neto de Jacob Becker, que dá nome a rua do município, é casado com Ida e pai de dois filhos, Marisa e Maurício.

Foto: Alvaro Pegoraro

Anúncios

1 thought on “O venâncio-airense que tocou com Elis Regina e Roberto Carlos”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s