Brazilian News, Jornalismo

Música brasileira e portuguesa para encantar Londres

* Matéria publicada no jornal londrino Brazilian News. Feita por mim =)

Vinicius Cantuária apresenta-se na próxima semana no Barbican Hall, em Londres. O artista brasileiro sobre ao palco com o português Rodrigo Leão e Cinema Ensamble, na terça-feira, dia 25 de maio.

Vinicius é cantor, compositor, guitarrista e percussionista. Seu trabalho conecta diversas áreas da música, através do jazz e da Música Popular Brasileira – MPB. O repertório vai desde Jobim até Gilberto Gil.

Grande parte da sua carreira foi como integrante da banda de rock O Terço. O grupo surgiu em 1968 e tinha na formação original Jorge Amiden na guitarra, Sérgio Hinds no baixo e Cantuária na bateria.

As músicas de Cantuária reproduzem-se em vozes importantes. Um dos destaques é “Lua e Estrela”, escrita para Caetano Veloso, em 1981. Outra gravação de sucesso foi da música “Só Você”, reproduzida por Fábio Júnior, que vendeu mais de dois milhões de cópias no Brasil.

O músico é natural de Manaus, mas morou praticamente durante toda vida no Rio de Janeiro. Na capital carioca Cantuária viveu sua juventude e importantes momentos profissionais. Em 1995, mudou-se para Nova York, onde montou um estúdio para desenvolver a sua prática musical.

Seu último trabalho é “Cymbals”. O álbum foi gravado nos Estados Unidos e agora está sendo sendo divulgado na Europa.

Rodrigo Leão, parceiro de Cantuária na turnê por países europeus, possui uma carreira tão singular quanto a do artista brasileiro. Leão é português e figura importante no cenário musical do seu país.

Ele foi integrante do grupo Sétima Legião, que surgiu em 1982. A banda foi fundamental na revitalização da música portuguesa da década de 1980. O trabalho com Pedro Oliveira e Nuno Cruz proporcionou ainda desenvolvimento individual para o artista.

Seu trabalho seguinte foi com a banda Madredeus, com quem gravou 5 álbuns e fez sucesso internacional. Mesmo assim, Leão optou pela carreira solo, que começou a ser projetada em 1993.

Seu trabalho atual chama-se “A Mãe” e tem a parceria do Cinema Ensemble, que conta com Celina da Piedade, Vieira Ana, Viviena Tupikova, Marco Pereira, Bruno Silva, Luís Aires e Luís Payo.

Para o show em Londres o público pode esperar misturas sonoras inusitadas, que evoluem de acordes clássicos para combinações mais ousadas. Enfim, um espetáculo musical para quem já sente saudade da língua portuguesa – ou não quer nem chegar a sentir.

Quando
25 de maio, às 19:30pm

Onde

Barbican Hall
Silk Street
London, EC2Y 8DS

Quanto
A partir de £15
Para comprar o ingresso: aqui!

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s